Nesta quarta-feira (7), o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), demonstrou entusiasmo com o andamento do projeto da ponte Salvador-Itaparica, que no momento se encontra na fase de sondagem das águas. O gestor revelou aspectos importantes sobre as obras.
O contrato com o consórcio chinês, assinado há quatro anos, deverá passar por modificações, de acordo com o relato do governador baiano, que destacou os motivos das mudanças.
“Estou muito otimista, mas é um contrato grandioso, então você tem que ficar sempre ali com o cuidado necessário. O serviço de sondagem está indo em um ritmo bom, balsas grandiosas fazendo perfurações em profundidade de 100m. Ontem nos reunimos a tarde inteira preparando material para readequar as mudanças do valor, foi um contrato assinado em 2020. Depois da pandemia, o dólar subiu, cimento, mão de obra, aço, a Bolsa de Valores puxou para cima, tem que ter uma readequação de valor”, disse o gestor, que garantiu a vinda do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, em novembro deste ano.
“A vinda do presidente Xi Jinping, em novembro, estamos ajudando. Foi o Lula pedindo ao Xi Jinping, o Xi Jinping dizendo ‘vamos fazer, temos competência’. É um pedido de um presidente da República para outro presidente […]”, frisou ele, em reunião com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT).
“Estou muito otimista, espero que a gente consiga adequar o que o consórcio quer com o que a gente pode fazer, sempre com muito cuidado com o regimento judiciário, com os aspectos jurídicos. Estou muito otimista para a gente poder, quem sabe, no início do ano que vem a gente poder ver o início da ponte”, completou o chefe executivo estadual.
Foto: Foto: Mateus Landim/GOVBA.