A primeira data importante para o comércio do Brasil no segundo semestre de 2024 promete aquecer as vendas no comércio de Rua e shoppings. O dia dos pais, que acontece no próximo domingo (11), deve ter um crescimento de 3% nas vendas segundo Paulo Motta, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas-BA). Em entrevista ao Jornal Tribuna da Bahia, ele destacou que os bens não duráveis, como roupas e sapatos, devem liderar as vendas.
“O seguimento também de informática, celulares, laptop, tem também uma possibilidade de crescimento nessa faixa de acima de 3%. É uma data importante e que nós acreditamos que vamos ter de maneira cautelosa essa expectativa”, reforça. Esse entusiasmo nas compras reflete os dados positivos da Fecomércio-BA, que mostram um aumento de 10,1% nas vendas em abril e 13,3% em maio. Para o Dia dos Pais, é esperado um crescimento de 8% em relação ao ano passado, especialmente em categorias como artigos esportivos, materiais para escritório, joias e chocolates, que devem crescer 12%. Vestuário e eletroeletrônicos também têm previsões de alta, com aumentos de 9% e 8%, respectivamente.
Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio-BA, avalia que a expansão do setor varejista se deve ao aumento da renda, à queda da inflação e ao aumento do emprego na Bahia. A média de preços dos presentes está com um aumento de 1%, e os eletrônicos estão tiveram uma queda média de 10% nos celulares. “De forma geral, a Fecomercio Bahia está otimista em relação ao dia dos pais deste ano. A primeira data comemorativa do segundo semestre e caso confirme o resultado positivo, alimenta as expectativas para os demais eventos do período, sobretudo Black Friday e Natal, influenciando em investimento e contratações de temporários”, afirma.
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