O esporte é uma plataforma única e certeira para empresas que desejam não apenas a visibilidade, como também engajamento e fidelização de clientes. Essa é uma estratégia que, muitas vezes, está na vanguarda da descoberta de novos e talentosos atletas ou no impulsionamento de projetos inovadores, criativos e com apelo comercial, especialmente para marcas que vendem suplementação, vestuário para a prática de atividades físicas ou itens esportivos. E essa exposição é amplificada em períodos de eventos esportivos importantes, como os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontecem entre os dias 24 de julho e 11 de agosto, reunindo atletas das principais modalidades esportivas do mundo.
Ao associar o seu nome a um evento esportivo ou a um atleta, a empresa recebe uma excelente plataforma de exposição, alcançando um público mais amplo e diversificado. Por outro lado, o esporte costuma ser associado a valores positivos como superação, resiliência e união, e que, indiretamente, ajudam a fortalecer a percepção do público em relação a uma determinada marca, atribuindo a elas, também, esses mesmos valores. Essa possibilidade é ainda mais amplificada caso o esporte em questão seja uma modalidade olímpica ou de grande popularidade no país, especialmente em ano de Olímpiadas, em que o interesse público pelo assunto ganha ainda mais repercussão.
A estratégia, porém, está longe de ser um tiro no escuro. De acordo a Pesquisa Esporte Grupo Globo, de 2020, quase 80% dos entrevistados responderam que consomem o esporte de algum modo, seja pela prática de alguma modalidade ou através da transmissão em televisão, rádio, redes sociais, ou ainda por notícias em sites, aplicativos ou jornais. A pesquisa aponta ainda uma audiência de 158 milhões de pessoas no mercado esportivo do Brasil. Um evento como as Olímpiadas, por exemplo, impacta mais de 143 milhões de brasileiros, segundo uma projeção da Kantar IBOPE Media.
Assim, de algum modo, as pessoas estão conectadas com o esporte – seja por causa de uma determinada modalidade, time, atleta ou evento. Esse é um segmento que impacta na emoção e ter uma marca associada a esses momentos pode aproximá-la dessa experiência, o que será traduzida em uma lealdade a ela. Para isso, é necessário um planejamento estratégico, possuir um público definido e estar atento às ações que funcionam ou não para o seu negócio.
Um case de sucesso
A Singular Pharma, empresa farmacêutica baiana especializada em soluções individualizadas para longevidade e qualidade de vida, é um exemplo de marca que tem o segmento esportista como um dos seus pilares mais importantes de atuação e passou a olhar de maneira diferenciada para esse mercado.
Em março deste ano, a empresa baiana anunciou que passaria a patrocinar um time de atletas de Salvador. Inicialmente formado por cinco esportistas, a Singular passou a investir em mais profissionais. O mais recente deles foi o atleta de nado em águas abertas e CrossFit, Paulo Vítor, que é vice-campeão brasileiro universitário de CrossFit, vice-campeão brasileiro de maratonas aquáticas e atualmente ocupa o primeiro lugar no ranking baiano na prova rápida de águas abertas. Porém, o time de atletas da Singular contempla também outras modalidades, como ultramaratona, Beach Tennis, ciclismo, triatlo, dentre outras.
Além disso, a empresa tem marcado presença em eventos esportivos, como foi o caso da Live Run etapa Salvador 2024, onde os atletas contaram com suplementos da Singular Pharma para se reenergizar. A ação foi uma parceria com a RGC Invest e a Runners Club e consolidou a participação da empresa em eventos no setor, especialmente na Bahia.
Para Bruno Brandão, diretor executivo da Singular Pharma, o patrocínio para atletas e eventos esportivos foi um movimento natural para a empresa. “O esporte sempre foi um aliado da Singular, possui um impacto muito positivo na saúde física e mental e é um dos nossos principais pilares. Para além da estratégia de mercado, essa também é uma oportunidade para que a Singular possa motivar os atletas a seguirem em seus sonhos e ajudar a fomentar o esporte baiano”, analisa.
Imagem de Tania Van den Berghen por Pixabay