As obras do VLT de Salvador podem ser antecipadas. Segundo apuração do Jornal A Tarde, os consórcios Expresso Mobilidade Salvador — responsável pela construção do trecho entre a Calçada e a Ilha de São João — e Cetenco/Agis/Consbem — que construirá o traçado entre Paripe e Águas Claras — já estão totalmente instalados em seus galpões, na região da Calçada.
O cronograma oficial da implantação do VLT prevê que as obras, propriamente ditas, se iniciem em janeiro de 2025, com a realização de terraplanagem e sondagem. Entretanto a tendência é que o planejamento seja antecipado. Atualmente, tanto as empresas responsáveis pelas obras quanto a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) já trabalham com a possibilidade de, ainda em dezembro de 2024, a terraplanagem ser iniciada na região nos trechos 1 (Calçada-Ilha de São João) e 2 (Paripe-Águas Claras) do projeto.
Ambos os trechos são considerados prioritários pelo governo da Bahia, já que atendem ao Subúrbio Ferroviário, área mais pobre da cidade e que está, desde fevereiro de 2021, sem seu tradicional transporte por trens. A previsão é que essa região de Salvador comece a contar com o novo modal a partir de junho de 2027.
Já o terceiro trecho do VLT de Salvador, que liga Águas Claras a Piatã, deverá ser o último a ser iniciado. De acordo com o cronograma oficial das obras, essa parte do traçado deverá ser concluída apenas em agosto de 2028.
Foto: Divulgação | GOVBA