O Hub da Construção, iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA em parceria com algumas Construtechs, evidencia na ConstruNordeste soluções tecnológicas que impulsionam atualmente o setor da construção. O evento, que está no seu último dia (sexta-feira), 02/08, no Centro de Convenções de Salvador, abriga na sua estrutura um espaço intitulado Arena Hub da Construção, onde as startups estão demonstrando essas novidades que valem de tecnologia para incrementar projetos desse mercado. Esta ação é realizada juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Entre as startups estão RS Drone, EAP, Ekoa, Hive Computer Vision, Casaes Automação, RIA, Vale, NG7, EPRA, Marcelo Bastos, Moldare, Agente IA, Agilean e RDO. Parte das Construtechs que se apresentam foram selecionadas em conjunto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia – Crea-BA, por meio de edital, e estão vivenciando o dia a dia no Hub da Construção, na sede do Sinduscon-BA.
Hub da Construção
A Bahia agora conta com o primeiro Hub da Construção, iniciativa do Sinduscon-BA, inaugurado em abril deste ano, para fomentar tecnologia e inovação, pautados nos princípios da sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa – ESG. A proposta é potencializar oportunidades inovadoras unindo empresas, startups, parceiros, fornecedores, projetistas, consultores, prestadores de serviço, professores, engenheiros, arquitetos, estudantes e profissões afins, criando um ambiente propício à transferência de saberes e inovação, favorecendo a busca constante por conhecimento, novas ideias, incremento da competitividade, em espaço amplo, arrojado, motivador.
De acordo com Alexandre Landim, presidente do Sinduscon-BA, está sendo criada uma grande comunidade para favorecer a busca constante por conhecimento, novas ideias, incremento da competitividade, em um espaço de conexão e desenvolvimento de soluções transformadoras que favorece a produtividade e o networking para a geração de negócios. “Precisamos falar sobre o futuro da construção e o Hub da Construção é o ambiente propício à transferência de saberes e inovação para impulsionar nosso setor”, afirma.
São três pavimentos situados no edifício-sede do Sinduscon-BA, compostos por salas privativas, estações de trabalho compartilhadas e individuais, refúgio para pequenas reuniões, nicho destaque para pequenas exposições e espaço fechado para equipamentos de realidade virtual, já o Rooftop trará uma elegante combinação de funcionalidade e beleza. Além da área externa, o local oferece uma sala de reunião fechada para 12 pessoas, tudo isso com uma vista deslumbrante para o mar, criando um ambiente inspirador para encontros corporativos, confraternizações e happy hours.
Projetos e Edital
O projeto arquitetônico é assinado pelas arquitetas Flávia Porto e Giovanna Portella, e o projeto de desempenho acústico, lumínico e térmico da Audium integram o compromisso com a inovação e a responsabilidade ambiental. Este projeto, premiado, foi pautado em princípios da Neuroarquitetura e conectividade que unidas traduzem o espaço de forma humanizada, estimulante, inspiradora. Além disto, incorpora o Design Biofílico, com a essência da natureza, trazendo bem-estar, eficiência, criatividade e colaboração. O Hub, mais que um espaço – é convite para uma arquitetura que antecipa o futuro, e o esculpe de maneira sustentável e pautado no bem-estar humano.
A acústica primorosa contou com parceria da empresa Trisoft, que possibilitou a utilização de materiais com pet 100% reciclados, além de não usar água e aditivos químicos no processo produtivo também contam com logística reversa. Segundo o CEO da Trisoft, Maurício Cohab, mais de 55 mil garrafas pet foram retiradas do meio ambiente e transformadas em produtos acústicos sustentáveis para as obras do Hub da Construção. “Temos consciência dos desafios que a nossa sociedade enfrenta, por isso implementamos soluções circulares em nossa operação. Promovemos a reciclagem e posterior reutilização dos nossos produtos, proporcionando benefícios para a sociedade e para o meio ambiente”, detalha.
Em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia – Crea-BA foram selecionadas dez construtechs, que estão vivenciando o espaço durante um ano para o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para o mercado da construção civil. Além dessas, selecionadas por meio de edital, outras sete uniram-se ao Hub. Para o presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, o Crea-BA tem somado esforços junto a diversos órgãos e entidades para atuar com foco na inovação e sustentabilidade, e a iniciativa do Sinduscon-BA teve o apoiado do Conselho desde a sua apresentação. “Esta foi uma importante parceria que fizemos nessa gestão para caminhar mais próximo da construção civil na Bahia. Acredito que o espaço é o celeiro de grandes ideias e projetos para nosso Estado”.