Para reforçar a segurança operacional do sistema de esgotamento sanitário de Salvador, um novo equipamento foi instalado neste mês na Estação de Condicionamento Prévio (ECP), no Rio Vermelho. A bomba parafuso – como é chamada devido ao seu formato – é uma estrutura que tem a função de elevar o esgoto que chega na estação pelo subsolo, a 7 metros de profundidade, até a área que recepciona esse efluente, que fica no nível da rua.
O equipamento que será somado as demais bombas que já existem no sistema, chega como complemento para garantir que o fluxo da operação continue na mesma intensidade caso uma das bombas precise parar. Para chegar até a ECP, uma logística foi montada para transportar a peça de mais de 23 metros de altura, equivalente a um prédio de oito andares. Por conta do tamanho, o tráfego foi feito à noite e sua instalação contou com o apoio de mais de 35 pessoas, além de guindastes, em 18 horas de trabalho.
Coleta de esgoto em Salvador
60% do esgoto coletado pela Embasa em Salvador é direcionado para a ECP e, depois de diversas etapas, é enviado para o oceano a 2,3 quilômetros da costa, seguindo os parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental, através de uma tubulação de grande porte chamada de emissário submarino, que fica a 27 metros de profundidade. Isso acontece através do Sistema de Disposição Oceânica do Rio Vermelho.
Foto: Divulgação Embasa