O governo vai publicar nesta terça-feira em uma edição extra do Diário Oficial da União a lista de bloqueios orçamentários que cada ministério precisa fazer para cumprir a meta fiscal deste ano.
Ministros envolvidos nas discussões estimam que mais da metade dos cortes se apliquem sobre os programas do PAC, o Plano de Aceleração do Crescimento, que é o carro-chefe da gestão do presidente da República e está sob a coordenação de Costa.
Isso porque os cortes não podem atingir despesas obrigatórias, e o PAC concentra a maior parte dos gastos discricionários, como são chamados os recursos do orçamento que estão livres para investimentos do governo
De acordo com o cálculo que circula no Palácio do Planalto entre ministros atingidos, do total de R$ 15 bilhões de bloqueio e contingenciamento, cerca de R$ 8 bilhões se darão no PAC.
E nesses cortes deve voltar a briga interna do governo com Rui Vista tentando preservar o PAC e Fernando Haddad mostrando a necessidade dos cortes. Com informações de O Globo.