De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), os seguros residenciais, que acobertam as pessoas em casos do imóvel ser atingido por raios, fortes chuvas ou outros danos causados por terceiros, foi o mais contratado pelos baianos neste ano.
Houve um aumento de 18,9% nas buscas só no primeiro trimestre deste ano – isto comparado ao resultado do mesmo período no ano passado. Para o presidente do Sindicato das Seguradoras (SindSeg) na Bahia, Paulo Cesar Martins, o aumento de ocorrências naturais explicam a alta da adesão.
“As mudanças climáticas, o aumenfo da percepção de riscos pela sociedade baiana e a mobilização dos corretores da região para apresentar esses produtos aos seus clientes foram fundamentais para o crescimento dessas carteiras”, explica Martins.
Ademais, foi verificado uma subida nas contratações de seguro de vida e empresarial. O índice chegou a crescer 10,8% e 9,5% para cada categoria, respectivamente.
Entenda como cada um funciona
Seguro Residencial: este tipo de seguro oferece proteção para a casa contra riscos como incêndios, roubos, danos causados por fenômenos naturais (como tempestades ou inundações) e responsabilidade civil.
Seguro de Vida: o seguro de vida proporciona segurança financeira para os beneficiários no caso de seu falecimento. Ao pagar uma taxa regularmente, o cliente garante que seus entes queridos recebam um benefício monetário, conhecido como indenização, que pode ajudar a cobrir despesas como hipoteca, educação dos filhos, contas e outras necessidades diárias.
Seguro Empresarial: esse tipo de seguro protege empresas contra perdas financeiras relacionadas a danos materiais, responsabilidade civil, interrupção de negócios devido a eventos inesperados, como incêndios, vandalismo, roubo, ou litígios. imprevistos.
Foto: Imagem gerada por IA.