Novamente o dólar registrou alta e atingiu a marca de R$ 5,6490, nesta quarta-feira, 24. Assim, a moeda norte-americana teve alta de 1,12% devido às quedas recorrentes nos preços da commodities e a recuperação do cenário japonês, com o ienes ante o dólar. Na terça-feira (23), o dólar à vista já havia encerrado o dia com a subida de 0,34%, em R$ 5,588 na venda.
Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento (DOLc1) subia 0,91%, a 5.642 pontos. As eleições nos Estados Unidos seguem no radar após a desistência de Joe Biden à reeleição e a entrada de Kamala Harris como a possível candidata do Partido Democrata na disputa pela Casa Branca.
Com relação ao impacto do mercado externo no real, a expectativa é de que a moeda japonesa esteja tendo intervenção cambial, com o Banco do Japão (BoJ) voltando a elevar juros na reunião de política monetária que acontece na próxima semana.
No início da semana, a China surpreendeu os mercados ao cortar taxas de juros de curto e longo prazos, sinalizando a intenção de impulsionar o crescimento da segunda maior economia do mundo.
O Banco Central (BC) fará nesta sessão leilão de até 12 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de setembro de 2024.
Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil.