Na manhã desta quarta-feira (24), o Terminal de contêineres (Tecon) do Porto de Salvador recebeu o navio MSC Orion, de 366 metros e capacidade para transportar 15 mil contêineres. Na ocasião, o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Antônio Gobbo, comentou sobre as medidas que a pasta têm promovido com a chegada desse novo navio.
“Em nome da Autoridade Portuária Federal, é nosso dever promover infraestrutura para receber esse tipo de navio, que vai ser o padrão da próxima década. Isso consolida os esforços, tanto do Governo Federal, quanto do Ministério dos Portos e Aeroportos, no sentido de de promover competitividade de transportes nacionais”, disse Antônio.
Além disso, Gobbo também alegou que o Porto de Salvador tem capacidade para abarcar todos os 15 mil contêineres que o MSC Orion pode transportar.
“Temos hoje, nos berços do Tecon, 16 metros de profundidade e, caso o calado seja superior aos 15 metros, nós temos capacidade de operar com a ferramenta uma tecnológica, que é o calado dinâmico. Ele permite que se utilize, caso necessário, o movimento das marés e das correntes para conseguir cargas e calados ainda maiores do que o desse navio”, pontuou.
O presidente da Codeba ainda aproveitou para responder sobre o planejamento de que os portos da Bahia passem a receber navios de 400 metros.
“Nós temos programada uma dragagem de aprofundamento dos canais de acesso, prevista para ser iniciada no ano que vem. Já estamos finalizando a contratação do processo executivo e nós vamos ter profundidade média entre 17,5 e 18 metros nos canais de acesso. Isso vai requerer um investimento da ordem de R$200 a R$220 milhões.O programa de dragagem integrado, ele abrange não somente o Porto de Salvador, mas também alguns berços do porto de Aratu/ Candeias e o porto de Ilhéus. Só para o porte de Ilhéus, por exemplo, nós temos destinados R$105 milhões entre PAC e recursos próprios da Autoridade Portuária”, finalizou.
Foto: Victoria Isabel/Bahia Econômica