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VAREJO BAIANO PROJETA ALTA DE ATÉ 8% NAS VENDAS NO DIA DOS PAIS

Victoria Isabel - 23/07/2024 07:39

Um conjunto de fatores econômicos impulsiona o varejo na Bahia a projetar um aumento de até 8% nas vendas para o Dia dos Pais em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foi registrado um declínio de até 6,2%. De acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), há otimismo particular entre setores ligados à data comemorativa, especialmente no grupo “outras atividades”, que engloba lojas de artigos esportivos, materiais para escritório, joalherias, lojas de chocolates, com previsão de aumento de 12% nas vendas em relação a agosto do ano anterior.

Em seguida, a Fecomércio-BA destaca o segmento de vestuário, com crescimento projetado de 9% neste mês de agosto, além do setor de eletrodomésticos e eletrônicos, esperando um desempenho de 8% no período dos pais. Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio-BA, explica que diversos fatores contribuem para esse cenário positivo, incluindo um primeiro semestre com resultados favoráveis nas vendas de datas comemorativas, preços mais acessíveis e um mercado de trabalho aquecido.

“Dados da Fecomércio-BA, baseados no IPCA, indicam que a cesta de inflação para o Dia dos Pais aumentou 1,28% nos últimos 12 meses, enquanto a média na região de Salvador cresceu quase 4%, resultando em uma queda relativa nos preços”, acrescenta o especialista. Os produtos eletroeletrônicos, em particular, registraram as maiores reduções de preço, liderados por telefones (-10%), seguidos por televisores (-7,78%) e computadores pessoais (-5,41%).

Entre os presentes mais procurados para os pais, bicicletas (-8,87%), relógios de pulso (-5,08%) e tênis (-2,25%) estão em média mais baratos em comparação ao ano anterior. Por outro lado, os preços de artigos de vestuário e calçados estão mais altos em relação a 2023, destacando-se o aumento nas camisas masculinas (7%), sapatos masculinos (5,05%), calças masculinas (3,31%) e bermudas masculinas (1,39%).

Dietze ressalta que “é importante notar que esses são preços médios e nem todos os produtos estão necessariamente mais baratos. Pode haver casos de produtos específicos, como televisores de última geração, que aumentaram de preço”. Além disso, o setor de serviços também se beneficia com o Dia dos Pais, com uma demanda significativa em bares e restaurantes.

Por outro lado, o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas-BA), representando 90% do varejo no estado e em Salvador, adota uma postura cautelosa em relação às projeções de crescimento para este mês de agosto. O presidente da entidade, Paulo Motta, atribui essa cautela à instabilidade econômica nacional, mencionando questões fiscais e a necessidade de desoneração do custo do trabalho como influências nas expectativas comerciais.

Apesar disso, Motta reconhece a importância do mês de agosto para o varejo, sendo o quarto mês consecutivo de crescimento econômico para o setor varejista. Ele projeta um crescimento médio de 3%, destacando o forte interesse por produtos voltados ao público masculino. O Sindilojas espera um consumo médio per capita de R$ 250 e não antecipa um aumento na geração de empregos, já que o contingente atual de trabalhadores formais atende à demanda esperada.

(Tribuna da Bahia)
Foto: Pixabay

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