Com investimento da ordem de R$ 6,5 milhões, a Embasa tem trabalhado na modernização dos sistemas de abastecimento de Ilhéus, visando a futura segurança hídrica em atendimento à população. As frentes de serviço começaram a partir desta segunda-feira (22) os trabalhos com implantação de novas redes, de maior tamanho, ou substituição das antigas, que vão possibilitar uma maior integração e eficiência na operação das redes.
O empreendimento vai permitir que cerca de cinco milhões de litros sejam transportados diariamente da região do Pontal (Sul) ao centro e oeste da cidade, tornando mais eficiente a distribuição de água em Ilhéus. As obras que já estão em andamento na estação de tratamento do Pontal vão melhorar as condições da produção de água, com captação no rio do Engenho.
“Assim, quando houver necessidade, em caso de maior consumo em momentos de estiagem ou redução da vazão no manancial do rio Iguape, das regiões centro e oeste, teremos o reforço da captação e da estação atendida pelo rio do Engenho, permitindo maior eficiência operacional e integração entre os sistemas”, afirma o gerente regional da Embasa, Uillas Batista.
Para a modernização e maior integração dos sistemas, o gerente da Embasa em Ilhéus, Felipe Madureira, explica que será necessária a substituição de cerca de 5,3 quilômetros de rede que ocorrerá em várias ruas dos bairros São Francisco, Pontal e Conquista, além das proximidades do aeroporto, avenidas Itabuna e Princesa Isabel. Também será implantada uma nova adutora que vai triplicar a capacidade de realocar a água, do sul para o centro/oeste, em época de escassez.
“A execução da obra implica na interrupção total ou parcial das vias, que estarão devidamente sinalizadas e com o tráfego desviado pela Superintendência de Trânsito (Sutrans) de Ilhéus. Além disso, podem ocorrer interrupções pontuais do abastecimento, previamente informadas, e que no caso daqueles que possuem reservatórios domiciliares com capacidade de atendimento mínimo aos moradores dos imóveis, não deverão sentir os efeitos da falta de água”, reforça.
Foto: Divulgação