Durante a cerimônia de abertura da Expotech 2024, realizada no SENAI Cimatec, nesta segunda-feira (22), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia e a Secretária de Saúde do Estado da Bahia, por meio da sua Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental – DIVISA, assinaram um Acordo de Cooperação para o Programa de Apoio a Regularização Sanitária de Atividades Industriais.
O objetivo do acordo, que visa atender à demanda dos sindicatos das Indústrias de Sabões, Detergentes, Produtos de Limpeza em Geral, Aditivos de Uso Industrial e Velas do Estado da Bahia (Saneantes da Bahia) e da Indústria de Cosméticos e Perfumaria do Estado da Bahia (Sindcosmetic), filiados à FIEB, para apoiar as empresas em relação ao cumprimento de requisitos regulatórios e mercadológicos com foco na regularidade sanitária.
O Plano de Trabalho previsto pelo programa contempla a realização de cursos, palestras para esclarecimento de dúvidas em relação ao processo de licenciamento sanitário, mobilização dos setores para discussões sobre impacto da legislação nas atividades industriais e o lançamento do Manual de Licenciamento Sanitário, que tem o objetivo de fornecer informações que contribuam no processo de regularização sanitária.
De acordo com a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde – Suvisa, Rivia Mary de Barros, a regulação, assim como atender às normas sanitárias são importantes, pois estão diretamente relacionadas à saúde da sociedade. No entanto, ela afirmou que “a superintendência é um órgão educador, que tem que estar junto com os setores produtivos que mexem com a saúde”, disse.
Rívia também falou sobre a Sisvisa, a Solução Tecnológica para Gestão do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia, cujo objetivo é organizar os processos de trabalho da VISA Estadual numa única plataforma tendo uma visão precisa sobre o seu universo de atuação, acesso a cadastro completo do setor regulado, que demonstre a amplitude do universo regulatório, promovendo assim as ações necessárias e o devido monitoramento das condições sanitárias.
Para a gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros, esta parceria institucional “reforça o compromisso das nossas entidades de representação empresarial em levar informação e orientação às suas indústrias associadas, no que tange ao cumprimento às normas sanitárias e atenção ao consumidor. A FIEB entende que este é o caminho a ser trilhado por nossas indústrias para um ambiente de negócios seguro, socialmente justo e responsável”, pontuou.
Foto: Divulgação