O Samba Escultural, promovido pelo renomado artista plástico Sandro Sal da Terra, integrará a 6ª edição do Festival de Acarajé neste domingo (28), a partir das 13h, no Memorial das Baianas de Acarajé, na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador. O evento levará ao público uma tarde repleta de música baiana e arte para celebrar a ancestralidade afro-brasileira. A entrada é gratuita.
O Samba Escultural oferece uma experiência multifacetada que integra música, artes visuais, dança e gastronomia afro-baiana. Além de apreciar as obras de Sandro e outros artistas plásticos, o público terá a oportunidade de testemunhar a criação das peças ao vivo. O evento proporciona uma imersão nos diversos sentidos e celebra as tradições culturais que formam a identidade baiana, dialogando com referências culturais que são patrimonializadas pelo IPHAN e o IPAC, como o samba de roda e o ofício da baiana de acarajé.
Sandro Sal da Terra faz do Samba Escultural uma plataforma para compartilhar sua técnica apurada e sua inspiradora trajetória de superação. Mais do que uma exibição de talento, o evento promove a inclusão social e a valorização da cultura afro-baiana, contribuindo para a geração de emprego e renda na comunidade local.
Para o artista, a tradição do entalhe em madeira, técnica rica e significativa, precisa ser difundida entre os jovens como fonte de renda sustentável. O Samba Escultural desempenha um papel crucial ao incluir essa técnica em oficinas, exposições e projetos culturais, incentivando as novas gerações a valorizar e preservar essa forma de arte.
Foto: Divulgação