sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

PROJETOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL INCENTIVAM O EMPREENDEDORISMO NA BAHIA

Bruna Carvalho - 22/07/2024 09:47 - Atualizado 22/07/2024

A designer de Moda, Ananda Baqueiro, de 24 anos, está entre os 125 moradores da região do Uruguai, em Salvador, que já passaram pelo projeto patrocinado pela Braskem. A iniciativa visa formar Operador Polivalente do setor de Confecções com o domínio no manuseio de diferentes máquinas utilizadas no segmento.

Após concluir o curso e motivada por entregar um produto de qualidade que fizesse as pessoas se sentirem bem, Ananda resolveu empreender e criar sua própria marca de moda feminina, com o diferencial de oferecer às clientes produtos personalizados. “Hoje em dia é um pouco difícil ver marcas fazendo sob medida e sei que é uma dor de muitas pessoas por não acharem peças que se adequem ao próprio corpo. Faço quase todos os tipos de peças, mas meu carro-chefe são as pantalonas que sempre foram uma marca registrada minha”, explica.

Ananda faz parte dos 14,5 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) registrados no Brasil até o final dos primeiros quatro meses de 2024. O número representa um aumento de 7,9% se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Mapa de Empresas, boletim do 1º quadrimestre de 2024, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Ainda segundo o levantamento, a Bahia contabilizou 61.627 novas empresas nos primeiros quatro meses deste ano, um crescimento de 1,9% em relação ao mesmo período em 2023.

Os números refletem a busca por alternativas diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e o desejo do trabalhador brasileiro em empreender e ter o seu próprio negócio. Mas esse desejo muitas vezes esbarra no entrave da falta de qualificação profissional dos empreendedores, que têm buscado cursos de capacitação e de incentivos para os MEIs, a exemplo dos projetos Ponto da Moda, Empreendedoras Braskem, Nosso Bordado e Miniempresa, promovidos e apoiado pela Braskem na Bahia.

Importância da qualificação 

O crescimento no número de MEIs contrasta com a alta taxa de mortalidade das microempresas no país. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 600 mil microempresas fecharam as portas em 2023, um indicativo das dificuldades que muitos empreendedores enfrentam para manter seus negócios ativos. A falta de qualificação profissional está entre os fatores que mais contribuem para esses fechamentos. Ainda segundo o Sebrae, 50% das empresas fecham nos primeiros 5 anos de existência.

Iniciativas como o Empreendedoras Braskem, que realiza sua primeira edição na Bahia, buscam capacitar microempreendedores individuais para que possam ter resultados promissores em seus negócios. O curso está qualificando 50 moradoras de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, sendo a maioria familiares de alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), unidade das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). As aulas começaram em maio deste ano e prosseguem por quatro meses.

A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, explica que o apoio da companhia para as iniciativas que fomentem o empreendedorismo na Bahia visa “desenvolver, de forma sustentável, as comunidades próximas às unidades industriais da empresa, contribuindo para a profissionalização e a geração de renda dos moradores dessas localidades”.

Na Bahia, a Braskem ainda apoia outros projetos que incentivam o empreendedorismo local, a exemplo do Nosso Bordado. A iniciativa desenvolvida pela Associação das Rendeiras de Dias d’Ávila foi uma das selecionadas na segunda edição do Edital Braskem: Projetos que Transformam. A ação promove cursos básicos de renda de Bilros, Costura e Modelagem, Crochê e Bordado a mão para 120 adolescentes, jovens e adultos do município, com o objetivo de proporcionar a geração de renda por meio da utilização de técnicas artesanais.

Ainda com a perspectiva de geração de renda para comunidades em situação de vulnerabilidade social, a Braskem também apoia o projeto Miniempresa na Comunidade. Desenvolvida pelo Junior Achievement Bahia (JA Bahia), em parceria com outras empresas do Polo de Camaçari e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), o projeto beneficiou quase 100 pessoas em duas edições, realizadas em 2022 e 2023. A iniciativa promoveu encontros semanais de formação e educação empreendedora com foco na geração de renda. Como atividade final, os participantes realizaram uma feira livre para comercializarem os produtos criados e desenvolvidos durante a ação.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.