domingo, 29 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

VAREJO BAIANO PREVÊ ALTA DE 5% NO PERÍODO DE JULHO A DEZEMBRO

Victoria Isabel - 19/07/2024 09:01 - Atualizado 19/07/2024

A projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) indica um aumento nas vendas do varejo de 5% no período de julho a dezembro, impulsionado pela queda do desemprego e da inadimplência em Salvador, aliada à inflação controlada. As informações são do jornal A TARDE.

Anteriormente concentrados em setores essenciais como mercados e farmácias, os gastos devem se expandir nesta segunda metade do ano. Serviços voltados às famílias, como restaurantes e hotéis, além do consumo de vestuário, eletroeletrônicos e veículos, são esperados para crescer com a melhoria na renda.

Segundo Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio-BA, apesar da inadimplência ainda elevada na capital, registrando 25,6% em julho, “o desempenho de Salvador vem melhorando expressivamente”. A taxa chegou a alcançar a marca de 30,8%, entre agosto e setembro de 2020.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) aponta que, atualmente, 226,6 mil famílias em Salvador estão endividadas. Embora ainda um índice alto, em um ano houve redução de 66 mil famílias, pontua Dietze.

Já a diminuição para 14% no nível do desemprego no primeiro trimestre no estado é o melhor desde o mesmo período em 2015 (11,4%). O indicador foi a 21,7%, em 2022, frisa Dietze. Ainda de acordo com o consultor econômico da Fecomércio-BA, apesar do impacto negativo da inadimplência sobre o consumo, a combinação de mais emprego e renda, com recuo da inadimplência e juros mais baixos que há um ano são indicativos “de um segundo semestre positivo para a economia baiana”.

“O que contribui para as expectativas dos empresários locais, no sentido de ampliar mão de obra, planejar investimentos, compras de novos maquinários”, diz.

(A TARDE)
foto:Foto: Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.