Referência para a alta complexidade na Região Metropolitana de Salvador, o Hospital Geral de Camaçari (HGC) ampliou a sua capacidade de assistência a pacientes graves com abertura de 10 novos leitos de Terapia Intensiva (UTI), dobrando a atual capacidade de internamento neste tipo de leito. A entrega da nova ala foi feita pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, nesta sexta-feira (19). Para a abertura da nova UTI foram investidos cerca de R$ 260 mil, entre obras e equipamentos.
Com a inauguração, o HGC conta agora com 172 leitos, sendo 20 de UTI. Essa capacidade instalada permite que a unidade faça uma média de 6 a 7 mil atendimentos mensais. São assistências em clínica médica, ortopedia, clínica vascular, clínica cirúrgica e pediatria.
O HGC, atualmente, realiza cerca de 340 cirurgias por mês e, com a nova UTI, a expectativa é que esse número aumente em cerca de 25%, como explica a diretora da unidade, Thaís Fraga. “Com os novos 10 leitos conseguiremos aumentar o número de cirurgias. Para diversos procedimentos é necessário que tenhamos a UTI disponível. Com a duplicação da capacidade de internação em terapia intensiva, temos a certeza do aumento do número de procedimentos cirúrgicos”, destaca.
Para o funcionamento dos leitos, mais 30 profissionais foram incorporados ao quadro de trabalhadores da unidade. “O HGC possui equipamentos e equipes altamente treinadas para tratar condições críticas. Na nova UTI não será diferente”, garante Thaís Fraga.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que o Governo do Estado vem investindo de forma consistente para melhorar cada vez mais a assistência à saúde em Camaçari e região. “O Hospital de Camaçari é uma unidade de enorme importância para o nosso estado e referência para região. É de fundamental importância que possamos dar o melhor atendimento a todos que buscam a unidade.”, explica a secretária.
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA