quinta, 03 de abril de 2025
Euro 6.37349 Dólar 5.7477

SALDO DA CARTEIRA DE CRÉDITO DEVE CRESCER PELO 5º MÊS CONSECUTIVO, APONTA FEBRABAN

Victoria Isabel - 18/07/2024 12:58

O saldo total da carteira de crédito deve crescer 1,1% em junho, segundo a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. Se o resultado se confirmar, o ritmo de expansão anual da carteira deve acelerar pelo 5º mês consecutivo, fechando o 1º semestre com um ganho de tração significativo, aumentando de 7,7% em janeiro para 9,9% em junho. O resultado sinaliza a continuidade do processo de retomada do crédito no fechamento do 1º semestre, devido ao ciclo de flexibilização monetária observado no período.

O destaque do mês deverá ser o crédito destinado às empresas, com estimativa de avanço de 1,8%. A carteira livre deve crescer 2%, impulsionada pela sazonalidade positiva das linhas de descontos/antecipação de recebíveis e pelo aumento das linhas externas, impactadas pela depreciação do real.

Já a carteira direcionada, com expectativa de alta de 1,4%, deve ser impulsionada pelos programas públicos, tanto em nível nacional, como o Desenrola Pessoa Jurídica, quanto pelas medidas de auxílio direcionadas ao Rio Grande do Sul. Com o bom resultado, o ritmo de expansão anual da carteira Pessoa Jurídica deve acelerar de 6,6% para 7,7%.

As projeções são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país, que representam, a depender da linha de crédito, de 41% a 88% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional. O levantamento da Febraban é divulgado mensalmente como uma prévia dos dados oficiais, que estão programados para serem divulgados no dia 26 de julho, pelo Banco Central nas Estatísticas Monetárias e de Crédito.

De acordo com a Pesquisa Especial de Crédito, o saldo destinado às famílias deve subir 0,6% em junho, com alta similar entre as carteiras com recursos livres (+0,6%) e direcionados (+0,7%). De um lado, os financiamentos para aquisição de veículos devem seguir mostrando um bom dinamismo; de outro, as linhas mais arriscadas (rotativas) devem mostrar números mais fracos (reflexo de um possível aumento da cautela por parte das instituições financeiras). Já a carteira direcionada deve crescer 0,7%. Em 12 meses, a carteira Pessoa Física deve acelerar de 11,0% para 11,6%, liderada pela aceleração da carteira livre (de 8,6% para 9,9%), fato que tem contribuído, junto com o avanço da massa salarial, para o avanço do consumo das famílias.

“Os números de junho devem manter o quadro apresentado pelo mercado de crédito ao longo do primeiro semestre, com aceleração do crescimento do saldo e das concessões, num ambiente de juros e inadimplência menores”, avalia Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban. “Adicionalmente, o resultado do mês também deve apontar os primeiros efeitos das medidas tomadas para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul. A dúvida é se o mercado de crédito manterá este ritmo no 2º semestre, diante do aumento das incertezas econômicas”, complementa Sardenberg.

FOTO: Reprodução

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.