sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

LULA FOI MONITORADO PELO GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS, DIZ JORNAL

Victoria Isabel - 18/07/2024 09:37 - Atualizado 18/07/2024

O presidente Lula (PT) foi objeto de monitoramento pelo governo dos Estados Unidos, que gerou pelo menos 819 documentos totalizando 3.300 páginas entre 1966 e 2019. Esses dados foram revelados pelo jornal Folha de S. Paulo.

Os documentos abrangem registros sobre planos militares brasileiros e informações relacionadas à produção nacional de petróleo. Eles detalham as interações de Lula com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), autoridades do Oriente Médio e da China. No entanto, não há registros do atual mandato de Lula, iniciado em 2023, nos documentos analisados.

O jornalista Fernando Morais, biógrafo do presidente, obteve essas informações através da Lei de Acesso à Informação (LAI) americana, solicitando relatórios, e-mails, cartas, minutas de reuniões, registros telefônicos e outros documentos dos órgãos de inteligência dos EUA. Os primeiros pedidos datam de 1966, quando Lula começou sua carreira como torneiro mecânico no ABC Paulista e se envolveu no movimento sindical.

A CIA, agência de inteligência dos EUA, foi responsável pela maior parte dos documentos, produzindo 613 relatórios que totalizam aproximadamente 2.000 páginas sobre Lula. Além disso, houve contribuições de outros órgãos como o Departamento de Estado, a Agência de Inteligência da Defesa, o Departamento de Defesa, o Exército Sul dos Estados Unidos e o Comando Cibernético do Exército.

Esses registros lançam luz sobre a extensão do monitoramento realizado pelas agências de inteligência americanas sobre a figura de Lula ao longo de décadas.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.