O BYD Song Pro será o primeiro carro nacional da marca chinesa fabricado no Brasil. A informação foi confirmada pelos executivos da fabricante. O BYD Song Pro é o SUV esportivo de entrada da empresa, competindo em um dos segmentos que mais vende carros no Brasil atualmente.
Em 2024, o BYD Song Pro será montado em regime SKD, onde o carro já vem parcialmente montado, mas a fabricação nacional total já acontecerá a partir de 2025.
O carro acabou de ser lançado oficialmente e será oferecido na versão GL e GS, mais completa.
O BYD Song Pro é um pouco menor que o Song Plus. No porta-malas, cabem 520 litros, contra 574 do Plus. O novo SUV é maior em comprimento que o Jeep Compass (4.404 mm), Toyota Corolla Cross (4.460 mm) e VW Taos (4.461 mm).
O carro terá motor híbrido DM-i da BYD, que usa um motor que trabalha quase como um gerador de energia para as baterias que alimentam o motor elétrico. A potência combinada é de 223 cv no Song Pro GL e 235 cv no GS, com 71 e 110 km de autonomia elétrica.
Segundo a BYD, a diferença de desempenho entre as configurações se dá pela disponibilidade maior de bateria na versão mais cara.
O plano de nacionalização tem duração prevista de cinco anos. Além disso, a marca prevê atingir o índice de 70% de insumos nacionais – incluindo até as baterias de lítio do tipo LFP.