sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

FEIRA BAIANA DE CAFÉS ESPECIAIS CHEGA À SALVADOR NESTA QUARTA-FEIRA (17)

Bruna Carvalho - 16/07/2024 12:15

A partir dessa quarta-feira (17), Salvador recebe a segunda edição da Feira Baiana de Cafés Especiais. O evento acontece na Doca 1, Comércio e segue até o dia 18 de agosto. Os ingressos estarão disponíveis para compra no Sympla (https://www.sympla.com.br/feira-baiana-de-cafes-especiais—ii-edicao__2550919) também na quarta-feira (17). O passaporte para os dois dias custa R$ 30 e o ingresso unitário, R$ 20.

Maurício Galvão, organizador e produtor do evento, destaca que, nesta edição, a feira alcança metas importantes. Além da expansão para dois dias, haverá presença mais forte dos pequenos produtores e de produtores da agricultura familiar, que representam a excelência dos cafés especiais da Bahia, e a possibilidade de networking entre investidores.

“A Feira será o espaço de conexão do consumidor com a cadeia produtiva dos cafés especiais, instituições privadas e Governo. Temos um objetivo comum maior, que é firmar a Bahia na posição de referência nacional em cafés especiais”, destaca.

Da torra ao sabor

O torrefador Lucas Campos, fundador da Blenditta Torra de Bons Cafés e mestre de cerimônias da Feira Baiana de Cafés Especiais, diz que as pessoas vão encontrar no evento as principais marcas de café da Bahia e terão a oportunidade de experimentar vários cafés ao mesmo tempo, fazer um comparativo dos aromas e sabores e descobrir o melhor para o seu paladar.

Para Campos, a torra é importante para valorizar o grão de café cru, seja aplicando uma torra de origem ou uma torra de posicionamento de sabor. “Mas ela não faz milagre, é preciso ter um grão de qualidade”, alerta. E continua: “Os grãos precisam ser peneirados, todos do mesmo tamanho e padrão de qualidade. Com este tipo de grão é possível fazer modulações de torra para o café ter mais tempo de prateleira ou para ser utilizado para cafeterias”.

Já Vinícius Lima diz que o consumidor pode checar algumas informações na própria embalagem do produto: categoria de qualidade, se é especial ou gourmet, informações de rastreabilidade – nome do produtor, fazenda, região, espécie e variedade. “Pode checar ainda o nível de torra, de moagem, notas sensoriais, que são informações que ajudam a antecipar para o cliente o que esperar daquele café. Outra dica interessante é a data de torra, quanto mais nova melhor”, indica.

Foto: Brenda Matos

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.