Em contato com o editor do portal Bahia Econômica, economista Armando Avena, o vice-presidente da BYD, Alexandre Baldi, afirmou que a fábrica de carros elétricos em Camaçari, que vai entrar em operação em 2025, começará efetivamente produzindo através do sistema SKD – Semi Knock-Down, mas que logo após essa etapa passará a produzir os automóveis localmente, aumentando gradualmente o conteúdo nacional. Baldy fez questão de ressaltar que as baterias, a parte mais importante dos carros, serão fabricas aqui em Camaçari.
No sistema SKD, os veículos serão produzidos na China e virão para a Bahia em kits integrados completos que serão montados aqui. Segundo Baldy, não haverá, no entanto, a passagem pelo sistema CKD – Completely Knock-Down e logo após um período inicial relativamente curto trabalhando em sistema SKD, a fábrica passará a produzir carros elétricos localmente.
Baldy confirmou que já vem utilizando terminais portuários da Bahia para desembarcar componentes da fábrica e informou também que a BYD tem interesse em usar o terminal Miguel de Oliveira, conhecido como Porto da Ford, mas que não tem ainda maiores informações sobre o assunto.