O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um breve pronunciamento na Casa Branca neste domingo (14) a respeito do atentado contra o candidato e ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Em seu discurso, Biden anunciou que ordenou uma investigação independente sobre o incidente ocorrido durante o comício de Trump.
“Compartilharemos os resultados dessa investigação independente com o povo americano”, destacou Biden.
Anteriormente, Biden se reuniu com autoridades de segurança e conversou por telefone com Trump no sábado (13), conforme confirmado pela Casa Branca.
“Uma tentativa de assassinato vai contra tudo o que defendemos como nação, tudo mesmo. Isso não representa quem somos como país. Isso não é a América, e não podemos permitir que isso aconteça. A união é o objetivo mais difícil de alcançar, mas nada é mais importante do que isso”, acrescentou o presidente.
Biden também informou que teve uma conversa breve, mas positiva, com Trump: “Estamos rezando por ele e sua família”.
O presidente mencionou que as autoridades de segurança ainda não têm informações sobre a motivação do atirador, embora já saibam sua identidade. Ele pediu que todos evitassem fazer suposições sobre os motivos ou afiliações do suspeito.
Além disso, Biden assegurou que Trump recebeu reforço na sua segurança e que todos os recursos necessários serão fornecidos para garantir sua proteção. Ele também anunciou o reforço na segurança em Wisconsin, onde a Convenção Republicana começará na segunda-feira (15).
Foto: AP Photo/Susan Walsh