Moradores e turistas passam a contar, a partir desta segunda-feira (15), com uma atração de lazer a mais entre os meses de julho e outubro em Salvador. Foi aberta oficialmente a temporada de observação de baleias-jubartes na cidade e a população pode conferir a partir do mirante do Museu Náutico da Bahia, na Barra, os mamíferos gigantes que, porventura, resolvam passar pela Baía de Todos-os-Santos.
Com a presença de autoridades e convidados, a abertura da programação foi realizada no Terminal Náutico de Salvador, no Comércio, e contou com a exibição dos filmes “Baleias Urbanas Soteropolitanas” e “A Primeira Vez”. Os presentes ainda puderam conhecer as embarcações das empresas Shark Dive e a Apolônio Turismo Náutico, responsáveis pela realização dos passeios náuticos para observação das baleias em alto mar.
Ao fazer a avaliação da temporada de 2023 e anunciar as novidades para 2024, o médico veterinário, doutor em Ciência Animal e coordenador do projeto Baleia Jubarte em Salvador, Gustavo Rodamilans, fez questão de destacar o potencial de Salvador para o turismo de observação de espécies marinhas, em especial das baleias-jubarte.
“Ano passado foi o primeiro ano dessa parceria que deu muito certo. Com certeza, 2024 será ainda melhor. Temos o Museu aberto para quem quiser apreciar daqui a presença delas, a exposição com informações sobre a espécie e, ainda, a possibilidade de fazer o passeio no mar e avistar os animais de perto”, frisa, lembrando que a primeira a capital do Brasil é a rota da passagem de baleias pelo país, sobretudo de fêmeas vindas da Antártica, à procura de águas mais quentes e calmas para ter os filhotes e cumprir rituais de acasalamento.
O subsecretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Walter Júnior, destacou que o segundo ano consecutivo da programação de observação das baleias-jubarte evidencia o fortalecimento do turismo ecológico e sustentável.
“A estratégia desenvolvida no ano passado foi um sucesso e está sendo replicada esse ano, sob a perspectiva de valorizar as nossas belezas naturais, a fauna que contempla a presença das baleias nessa migração que ocorre todos os anos. Além de apresentar um pilar que é de desenvolvimento econômico, a partir do turismo, é também uma iniciativa de preservação do meio ambiente, fazendo com que todas as gerações se preocupem com a qualidade das nossas águas na Baía de Todos-os-Santos”, avaliou.
Foto: Bruno Concha/Secom PMS.