A Ilha de Itaparica recebe, neste sábado (13), o II Festival Náutico Maria Felipa Baía de Todos-os-Santos, evento que contará com uma intensa programação que une turismo, esporte, lazer e cultura com feira de artesanato e shows gratuitos para moradores e visitantes.
O festival, que integra o calendário de esportes náuticos do estado em comemoração à Independência da Bahia, recebeu este nome em homenagem à itaparicana Maria Felipa de Oliveira, heroína histórica da luta dos baianos pela expulsão das tropas portuguesas no território baiano.
A programação começa às 8:30h com um café da manhã e palestras para convidados na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, de onde será dada a largada do festival, às 13h, e as embarcações partirão rumo à Marina de Itaparica, na cidade de Itaparica.
O II Festival Náutico Maria Felipa contará com a participação de cerca de 50 Veleiros de Oceano, além de saveiros que participarão do evento como classe especialmente convidada. Os velejadores interessados em participar do II Festival Náutico Maria Felipa podem se inscrever através de link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeOOMCCP1q9bU6FAbMwX1ogeI-qSa65UNeYeNe-q3BfS62GXg/viewform?usp=send_form).
Comemoração e premiação
Os velejadores serão recepcionados em Itaparica ao som de sax ao vivo durante o pôr-do-sol e participarão de um jantar de confraternização, às 18h. A Marina de Itaparica será palco das atrações musicais e da cerimônia de premiação. Às 18h30, o público poderá curtir o show do grupo musical itaparicano Nanda Ribeiro e banda.
Os três primeiros velejadores colocados de cada classe serão premiados com troféus em cerimônia realizada às 20h. O evento será encerrado com um show da banda Faustão e os Mongas, às 21h.
O II Festival Náutico Maria Felipa 2024 é uma realização da Via Náutica Consultoria e Eventos com patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-Ba) e o apoio institucional da Associação Náutica da Bahia (ANB). O evento terá também o apoio técnico da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (Feneb) e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (Fvoba).
Foto: Divulgação