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CAMPANHA LETRAMENTO DIGITAL EM SALA DE AULA PREMIA EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR

LUIZA SANTOS - 11/07/2024 18:40

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Tech4Kids, realizou na manhã desta quinta-feira (11) o sorteio de 40 viagens, sendo 30 para São Paulo e dez para Lisboa, em Portugal. Os contemplados foram educadores que integram o sistema educacional municipal e participaram da campanha “Letramento Digital na Sala de Aula: Trilha para o Futuro”. O sorteio aconteceu no Centro de Formação Emília Ferreiro, no bairro do Costa Azul, e contou com a participação do músico Carlinhos Brown.

A Tech4Kids é uma plataforma que visa desenvolver habilidades digitais entre crianças e adolescentes. A campanha tinha como objetivo mobilizar a utilização da plataforma e reconhecer os professores como principais articuladores do projeto. O letramento digital na rede municipal abrange cerca de 80 mil alunos do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental. Além dos tablets, foram distribuídos mais de 14 mil chromebooks para potencializar o uso da plataforma “Ubbu”, que oferece aprendizado interativo através de jogos, vídeos animados e atividades, sendo utilizada em países como Estados Unidos, África do Sul, Espanha e Noruega.

Segundo o titular da Smed, Thiago Dantas, a iniciativa buscou preparar os alunos para o futuro. “Hoje é o fechamento de um projeto que teve início no começo do ano, que é o projeto de incentivo ao letramento digital nas escolas. Premiamos professores, gestores, coordenadores pedagógicos e gerências regionais que atingiram determinadas condições: quantidade de uso e quantidade de exercícios realizados. O impacto disso é enorme, porque o nosso grande desafio é, sobretudo, preparar os nossos alunos para o futuro”, explicou.

“Hoje, o letramento digital e a tecnologia são um consenso. Os empregos do futuro estão situados nos parâmetros dessas áreas de conhecimento. Então, na medida que a Prefeitura desenvolve um projeto que permite que os nossos alunos possam, desde cedo, se familiarizar com as linguagens e ter acesso a conteúdos específicos de iniciação e fundamentos da computação, isso abre a cabeça deles para o que está por vir no mundo a partir dessas novas perspectivas”, acrescentou o gestor.

Para a coordenadora de Tecnologia e Inovação Pedagógica da Smed, Jucineide Carvalho, a educação digital é “importantíssima” para o desenvolvimento dos alunos. “Quando a gente executa esse projeto digital, a gente está inserindo o cidadão no mundo digital de forma qualificada, porque é um professor que está ali acompanhando os estudantes. Eles estão tendo acesso à introdução dos princípios da computação, utilizando os equipamentos que têm, como tablets e e-books nas escolas, de forma pedagógica. Se a gente tem uma escola no mundo contemporâneo, a gente precisa dessa atualização dos projetos pedagógicos, da didática desses professores”, opinou.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

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