A temporada de observação de jubarte em Salvador será aberta oficialmente na próxima segunda-feira (15) pelo Projeto Baleia Jubarte, em parceria com a Prefeitura de Salvador e o Museu Náutico da Bahia. Nesta temporada, além da observação dos cetáceos, que já é feita no Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra), a população vai poder conferir uma exposição de placas e uma réplica caudal de baleia, no Forte de Santa Maria, na Barra.
A partir do dia 15, o projeto estará no Museu Náutico da Bahia, em parceria com a instituição, atendendo às pessoas que visitam o equipamento. No local serão disponibilizados binóculos para a observação. Além disso, as empresas Shark Dive e a Apolônio Turismo Náutico realizam o turismo de observação de baleias no mar (em embarcações) em parceria com o projeto. Os passeios ocorrem fora da Baía de Todos-os-Santos, entre a Barra e a Pituba.
Segundo coordenador do projeto em Salvador, Gustavo Rodamilans, o turismo de observação de baleias tem tido um acréscimo muito grande na cidade, graças ao trabalho realizado pelo projeto, apoiado pela Prefeitura. Inclusive, já houve registro de turistas que tiveram a observação das baleias como primeira opção para vir à capital.
Números – Na temporada do ano passado, o projeto registrou a participação de 750 turistas para a observação realizada em Salvador, além de 28 embarques e 1.098 quilômetros navegados. Ao todo, 187 baleias foram avistadas apenas durante a observação feita no Museu Náutico, 72 grupos dos cetáceos foram registrados e 32 foi o recorde de baleias vistas no mesmo passeio. No Farol da Barra, 3,8 mil pessoas foram atendidas pelo projeto e 53.561 participaram da exposição de fotos.
Para o diretor de turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Márcio Franco, o acréscimo só demonstra o imenso potencial para transformar Salvador em um polo de turismo de observação de cetáceos. “Vamos continuar trabalhando para aprimorar essa atividade sustentável, sempre respeitando o comportamento natural desses incríveis animais. Com a colaboração de todos, pretendemos consolidar Salvador não apenas como a capital da alegria e da cultura, mas também como um destino de destaque no turismo de observação”, afirma.
Fotos: Bruno Concha/Secom PMS