Nos últimos cinco anos, o Programa Ser+, promovido pela Braskem, investiu R$ 776 mil nas cooperativas baianas participantes, promovendo ações de valorização e inclusão social dos catadores por meio de capacitações e melhorias na infraestrutura física das unidades. Entre as beneficiadas estão a Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary) e a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc). Este ano, a média mensal de comercialização dos recicláveis das três cooperativas atingiu 55 toneladas.
A Camapet, localizada em Salvador, recebeu investimentos que incluíram uma paleteira com balança e sistema de comunicação via rádio, carrinhos para suporte de big bags e uniformes para os cooperados. “Com os equipamentos recebidos, melhoramos a produtividade e a organização do estoque, além de otimizar a coleta de dados diários”, afirma Elenildes de Souza Duarte, presidente da Camapet.
Edmundo Góes, presidente da Cooperguary, também reforçou os avanços alcançados pela cooperativa com o Ser+. “Os benefícios são muitos, como melhorias no trabalho e segurança dos cooperados. Os novos equipamentos trazem mais segurança e agilidade”. A Coopmarc, localizada em Camaçari, também foi beneficiada com manutenção dos equipamentos e adaptação da esteira doada pela ação em 2023.
A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, ressalta que, com essas iniciativas, a Braskem reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades onde atua. “Com o Ser+, promovemos um impacto positivo na vida dos catadores, contribuindo para a profissionalização das cooperativas, além do fortalecimento na cadeia de reciclagem, incentivando a economia circular”, garante.
A ação é realizada nos cinco estados onde a Braskem possui operações industriais, beneficiando 25 cooperativas e mais de 680 cooperados na Bahia, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Foto: Divulgação