A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promoveu nesta quarta-feira (10), no Complexo Penitenciário da Mata Escura, uma formação de multiplicadores voltada aos profissionais e servidores que atuam na unidade prisional. A medida visa qualificar os trabalhadores para realização de ações de controle vetorial do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação educativa é fruto de parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap/BA). Na ocasião, foram apresentadas técnicas para identificação e eliminação dos depósitos encontrados de larvas do mosquito. Além disso, os profissionais do CCZ levaram informações e orientações sobre as formas de evitar contaminação e demonstraram na prática como os profissionais podem agir tanto no local de trabalho, quanto nas residências e comunidades em que residem.
Conforme a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, a iniciativa é importante para que todos os segmentos da sociedade estejam cada vez mais preparados para ajudar no combate ao mosquito em Salvador.
“O Complexo Penitenciário da Mata Escura está localizado em uma região onde é possível observar áreas verdes, com vegetação e mata nos arredores, de modo que é de suma importância que os trabalhadores sejam preparados para agir no sentido de evitar criadouro do Aedes. Essas ações são parte da estratégia da SMS em garantir que todos os segmentos tenham acesso à formação e preparação, para atuarem principalmente na prevenção”, destacou, Isolina.
Foram fornecidos materiais educativos, folhetos e certificação para cerca de 30 participantes da formação. Nos próximos dias, a ação educativa promovida pelo CCZ terá continuidade em outros equipamentos da Seap/BA.
Foto: Ascom/SMS.