sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL JÁ TEM MAIS DE MILHÕES DE USUÁRIOS

Victoria Isabel - 10/07/2024 08:35

Desde a útlima terça-feira, 9, os cidadãos baianos já podem solicitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A Bahia agora se junta agora aos demais estados brasileiros que já adotam o documento, desenvolvido para substituir o antigo RG e integrar dados de identificação de forma segura e padronizada em todo o país. Mais de 9 milhões de brasileiros já utilizam a CIN. Só faltam a Roraima e Amapá para que todo o país passe a utilizar utilizar a nova identificação.

A CIN é um marco na modernização dos documentos de identidade no Brasil. Além de garantir maior segurança e autenticidade das informações, o documento utiliza o CPF como número único de identificação e incorpora tecnologias avançadas desenvolvidas pelo Serpro, garantindo a integridade dos dados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

“A implementação da CIN na Bahia representa mais um avanço significativo na consolidação de um documento moderno, seguro e que amplia a capacidade do Estado em prestar melhores serviços públicos. Falta muito pouco para termos as 27 unidades da federação emitindo a carteira nacional à toda a população brasileira, o que será um marco extraordinário no país”, afirma o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

De acordo com a diretora-geral da Polícia Técnica da Bahia, Ana Cecília Bandeira, a padronização documental no território nacional traz importantes avanços na prestação dos serviços públicos. “Passando a fazer parte de uma base de dados nacional, sempre que o cidadão utilizar políticas públicas, como o bolsa família, ou realizar atendimentos em postos de saúde e do próprio INSS, por exemplo, o atendente terá acesso, em tempo real, às informações”, explica.

Emissão na Bahia

O agendamento para emissão da primeira via na Bahia é realizado através do site ba.gov.br, sendo o documento gratuito para todos os cidadãos. Não há necessidade imediata de renovação para quem possui o modelo antigo, cuja validade se estende até 2032.

A emissão inicia-se neste 9 de julho nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping. Nas demais unidades, a implantação será gradativa, a partir da consolidação dos fluxos de atendimento.

 

Foto: divulgação/sepro

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.