O pré-candidato à prefeitura de Salvador pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Victor Marinho, participou de uma entrevista na manhã desta terça-feira (9) no programa Resenha das 7, da rádio Bahia FM. Durante a entrevista, ele defendeu a estatização do sistema de transporte coletivo através da criação de uma empresa pública municipal e a gratuidade no acesso aos ônibus.
Victor enfatizou que o transporte público deve ser tratado como um direito universal, não como um negócio lucrativo. Ele propôs que o serviço seja operado diretamente pela prefeitura, eliminando a intervenção de empresas privadas.
O pré-candidato destacou a urgência de renovar a frota, reduzir a superlotação e reorganizar as linhas de ônibus. Ele acredita que essas melhorias são viáveis se os lucros das operadoras forem retirados do sistema. Victor também criticou os altos subsídios orçamentários, no valor de até R$ 205 milhões, concedidos pelo governo atual ao setor no final do ano passado.
“O próprio subsídio que a prefeitura paga não é para manter o serviço, é para manter taxa de lucro da empresas. Então, a população acaba pagando duplamente: paga na tarifa e paga indiretamente, através dos impostos que são destinados a essas empresas”, comentou.
O pré-candidato considera, ainda, que o acesso livre aos ônibus, sem cobrança de tarifa, vai proporcionar melhorias em outros aspectos para os soteropolitanos, como acesso à cultura e ao lazer, além de permitir que pessoas busquem colocações no mercado de trabalho e que a economia local seja movimentada, como um todo.
(G1 Bahia)
Foto: Divulgação | PSTU