Foi divulgada nesta segunda-feira (8), a segunda rodada da pesquisa Real Time Big Data, que aponta vantagem do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), no primeiro turno da eleição para prefeitura da capital baiana, com 65% dos votos válidos. O levantamento foi encomendado pela TV Record.
Em segundo lugar, apareceu o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), com 26%. Na sondagem de opinião de março, o emedebista teve 26,3%. Bruno Reis oscilou positivamente, já que na consulta anterior ele tinha 63,1% dos votos válidos. . Já Kleber Rosa (PSOL) oscilou negativamente e saiu de 9,2% para 8%. O pré-candidato do PCB, Giovani Damico, somou 1% dos votos válidos, enquanto Eslane Paixão (UP) e Victor Marinho (PSTU) não pontuaram. Os votos válidos não contabilizam os nulos, brancos e os que não sabem responder.
Nos votos gerais, da pesquisa estimulada, Bruno Reis tem 50%. No levantamento de março, ele teve 48%. Geraldo Júnior apareceu com 20%, e na sondagem anterior tinha 18%. Kleber Rosa caiu de 7% para 6%, e Damico obteve 1%. Os demais nomes não pontuaram. De acordo com a Real Time Big Data, 12% disseram que votariam branco ou não. Os que não sabem ou não responderam são 11%.
A consulta foi feita entre os dias 5 e 6 de julho, e ouviu 1000 eleitores da capital baiana. A margem de erro é de 3 pp. para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, e a pesquisa está registrada sob o nº BA-00753/2024.
Sobre a avaliação do governo Bruno Reis, a Real Time Big Data aponta que a gestão do prefeito de Salvador é aprovada por 63% dos eleitores soteropolitanos. Os que reprovam são 31%, e 6% não sabem ou não responderam.