sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

BRUNO REIS PROMETE RENOVAR 100% DA FROTA DE ÔNIBUS CASO SEJA REELEITO: ‘TEREMOS OS SISTEMAS DE TRANSPORTES MAIS MODERNOS DO BRASIL’

Bruna Carvalho - 08/07/2024 15:00

Durante entrevista para o programa Resenha das 7, da rádio Bahia FM, na manhã desta segunda-feira (8), o pré-candidato à prefeitura de Salvador, Bruno Reis, prometeu renovar 100% das frotas de ônibus da capital baiana. Segundo o atual prefeito, as frotas serão atualizadas para o modelo Euro 6, caso seja reeleito.

“O meu compromisso para os próximos quatro anos é renovar 10%, 11% ano, e chegar, ao final de quatro anos, com 100% da frota com ar-condicionado, com ônibus novos. Com todos esses modais funcionando de forma integrada (ônibus, metrô, BRT, BRS, VLT e teleférico do subúrbio), nós vamos ter os sistemas de transportes mais modernos do Brasil”, disse Reis.

Ainda de acordo com o pretenso candidato, o transporte público é o maior problema de Salvador, já que a população paga caro por um serviço de má qualidade. Atualmente, a tarifa de ônibus na cidade custa R$5,20.

“A gente vai chegar ao final desse ano com 42% da frota com ar-condicionado. Temos mais 300 ônibus sendo adquiridos. A prefeitura, agora, ao invés de fazer subsídio em dinheiro, vai fazer subsídio em equipamentos. Nós vamos chegar, com esses 300 ônibus, a 59% da frota com ar-condicionado”, completou.

Apesar disso, o Bruno voltou a dizer que precisa de subsídio federal para o transporte público da capital. Ele aproveitou a ocasião para a cobrar que os governos federal e estadual  liberem os incentivos ao sistema de transporte público, a fim de baratear o serviço.

“Agora, eu volto a dizer que precisa de subsídio federal. Então, o governo federal precisa assumir o seu papel. Precisa que o governo estadual tire o ICMS do óleo diesel pra conta fechar. Porque os municípios não aguentam mais colocar subsídio. Hoje, pra você ter uma ideia, a prefeitura paga R$ 0,32 por cada passageiro transportado, a prefeitura tá assumindo essa conta. Há uma diferença entre a tarifa real e a tarifa que tá sendo paga. Então, eu tenho
certeza, que a gente pode resolver esse problema”, afirmou.

Foto: Betto Jr./Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.