Os usuários do aplicativo Meu SUS Digital já podem autodeclarar informações sobre raça/cor e nome social. A novidade foi incorporada nesta segunda-feira (8) e também permite ao cidadão inserir informações sobre orientação sexual e identidade de gênero na ficha de cadastro de unidades básicas de saúde (UBSs).
A edição de novas informações feitas pelos usuários é integrada ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS), segundo o ministério. “Assim, as informações declaradas no aplicativo serão espelhadas nos sistemas das unidades básicas de saúde de todo o país”.
O objetivo com a medida é aprimorar o mapeamento de condições de saúde de diversos grupos da sociedade, além de viabilizar políticas públicas específicas, declarou a pasta, em nota.
Com a nova atualização, sete orientações sexuais podem ser escolhidas: heterossexual, gay, lésbica, bissexual, assexual, pansexual e outro, além de sete identidades de gênero: homem cisgênero, mulher cisgênero, homem transgênero, mulher transgênero, travesti, não-binário e outro.
Foto: Shutterstock.