Está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2024, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio. As aulas serão realizadas no campus do Stiep, em Salvador, e são gratuitas, inclusive com o material didático.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de julho, por meio do site ou em um dos 14 campi da Estácio participantes. A edição do primeiro semestre de 2024 marcou a ampliação do programa, que agora contempla uma nova etapa educacional, em que os estudantes têm a oportunidade de exercitar a leitura, interpretação de texto e escrita. O módulo II foi elaborado para atender aos alunos que desejavam continuar a desenvolver a leitura e escrita, após o término do módulo I.
A atriz Malu Mader é a embaixadora do projeto, que conta com mais de 70 integrantes entre coordenadores, professores e alunos dos cursos de licenciaturas da Estácio. Ao longo de seis anos, o programa já atendeu 1.300 alfabetizados na faixa etária entre 30 e 70 anos, combatendo o analfabetismo nas comunidades do entorno de 14 campi de ensino da Estácio, localizados nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país.
Com uma metodologia para a alfabetização de jovens e adultos em 100 horas, no módulo I permite que os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples. Já o módulo II, tem por objeto o aperfeiçoamento da leitura, interpretação de texto de forma crítica e escrita.
Cada módulo do programa possui duração de quatro meses. Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio – como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática – com a participação do corpo docente da instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração.
Foto: Divulgação.