Nesta quarta-feira (3), o Ministério da Saúde anunciou a ampliação do público-alvo da vacinação contra o HPV, Papilomavírus Humano sexualmente transmissível. O imunizante passará a atender também os usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) com idades entre 15 e 45 anos.
O anúncio foi feito pela ministra da saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira (3), através de seu perfil em uma rede social.
“Estamos ampliando a vacina contra HPV! As pessoas que usam a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), de 15 a 45 anos, poderão agora se vacinar contra o HPV. Esse é mais um importante recurso para prevenir essa infecção sexualmente transmissível e cânceres associados a ela”, disse Trindade no post.
A vacina quadrivalente (HPV4), que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, já está disponível gratuitamente pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos; pessoas de 9 a 45 anos com condições clínicas especiais, como aquelas vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, e pacientes oncológicos (imunossuprimidos); vítimas de abuso sexual e pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PPR).
Foto: Phillipe Guimarães/MS