domingo, 07 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.5334

PREFEITURA DE SALVADOR INAUGURA EQUIPAMENTOS PARA ACOLHER JOVENS EM VULNERABILIDADE SOCIAL EM FAZENDA GRANDE IV

Victoria Isabel - 04/07/2024 08:00

A Prefeitura de Salvador entregou nesta quarta-feira (3) mais dois equipamentos que vão acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na capital baiana: a Casa Lar e o Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) Recanto do Sol, localizados no Caminho Santa Rita, em Fazenda Grande IV. As unidades, que serão administradas pela Fundação Cidade Mãe (FCM), foram inauguradas com a presença do prefeito Bruno Reis e de outras autoridades do município.

O Recanto do Sol é o quarto CCS entregue pela gestão municipal desde 2021, ampliando a rede de proteção básica para nove unidades. Até o final deste ano, será inaugurado mais um espaço de acolhimento.

O prefeito Bruno Reis destacou que as atividades oferecidas nos Centros de Convivência Socioassistencial são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e adolescentes de Salvador. “Vocês sabem da nossa luta diária contra o crime, as drogas e a marginalidade. Combatemos isso ocupando as crianças, desenvolvendo as suas habilidades individuais e proporcionando a elas uma melhor perspectiva”, disse.

“Ao utilizar bem o tempo, elas podem aprender o que a vida exige e, assim, por meio do trabalho e da educação, realizar os seus sonhos. Este equipamento tem a capacidade de transformar o presente e o futuro das nossas crianças e adolescentes. Estamos muito felizes de estar inaugurando mais um CCS em nossa cidade”, completou Bruno Reis.

O CCS, que manteve o nome Recanto do Sol, como era batizada a escola municipal que funcionava no mesmo prédio, atenderá a toda a comunidade da Fazenda Grande IV. Neste espaço, serão promovidas diversas atividades no contraturno escolar para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“Vamos proporcionar oficinas nas áreas de arte e cultura, com diversas modalidades, além de atendimento psicossocial e acompanhamento pedagógico, com foco em português e matemática. Em outras palavras, estamos oferecendo às nossas crianças e jovens a oportunidade de construírem uma nova história. Este é um grande avanço para a nossa comunidade”, afirmou a presidente da Fundação Cidade Mãe, Isabela Argolo.

Já a Casa Lar, que fica na mesma rua e de frente para o CCS, vai acolher até 10 crianças e adolescentes que estão em vulnerabilidade social e que são encaminhadas pelo Ministério Público, pela Vara de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ou pelo Conselho Tutelar. A ideia é que o espaço funcione como uma casa, de fato: os jovens vão morar ali até que tenham a situação regularizada.

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.