No último dia de festas no Parque de Exposição, simbolizando o fim das celebrações juninas na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou um breve balanço do São João. Durante entrevista coletiva com a imprensa, o gestor revelou que a festa movimentou R$ 2 bilhões e atraiu 2 milhões de turistas de fora da Bahia.
Acompanhado do vice-governador, Geraldo Júnior, Jerônimo destacou que o balanço do São João da Bahia, na capital e no interior, foi positivo e que o objetivo da festa abrange, desde o aspecto cultural às questões relacionadas à economia e geração de renda. “O governo estadual deu atenção especial às áreas de Saúde, Segurança e também investiu na contratação de bandas, com programação diversificada em Paripe, Pelourinho, Parque de Exposições e também em municípios do interior. Agradeço aos artistas, aos trabalhadores da festa e à imprensa por divulgar a nossa cultura”, ressaltou o governador.
As ações do Estado para o êxito dos festejos juninos também incluíram reforço de plantões em hospitais da capital e interior para atender a possíveis ocorrências com queimaduras relacionadas ao uso de fogos. “Em cidades como Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Senhor do Bonfim tivemos um reforço de profissionais para atender a população”, informou Jerônimo.
O gestor estadual destacou, ainda, a importância de organizações, sociedade, imprensa, governo e todos juntos atuarem para o avanço do programa Bahia Sem Fome. “Não é só o governo. A expectativa com o programa é chegarmos a uma média de 800 mil pessoas atendidas, reduzindo o número de pessoas em situação de fome na Bahia. Apelo e peço a todos que não desanimem”. O público que foi ao Parque colaborou com o programa Bahia Sem Fome, doando 1 kg de alimento, beneficiando pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Foto: Mateus Pereira /GOVBA