Os Correios estão lançando uma nova linha de operações logísticas completas, voltadas para o segmento médico, hospitalar e farmacêutico: o Correios Log Saúde. O serviço suporta operações logísticas completas, com armazenagem, separação de itens, controle de estoque, separação e atendimento de pedidos e integração aos demais serviços de entrega e logística reversa dos Correios.
“O lançamento faz parte das medidas que nossa gestão vem adotando para rentabilizar a estrutura já instalada em todo o Brasil. Estamos aproveitando a experiência acumulada em contratos regionais de logística voltada para a área da saúde e a nossa capilaridade para oferecer para empresas e governos a melhor solução logística”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
O mercado de logística farmacêutica da América Latina é estimado em US$ 6,5 bilhões para 2024, de acordo com projeções do Mordor Intellingence. O Brasil deve responder por 80% desse total o equivalente a US$ 5,2 bilhões, o que demonstra o grande potencial do novo serviço.
Com o Correios Log Saúde, a estatal expande e aprimora iniciativas regionais de logística voltadas para o setor de medicamentos, que já existiam em Minas Gerais e no Piauí, por exemplo. Em MG, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde, a estatal realiza a distribuição de 141 toneladas mensais de medicamentos, materiais e insumos da área de saúde para todos os municípios do Estado, incluindo medicamentos termolábeis, transportados em veículo refrigerado. Além disso, os Correios também fazem a operação logística de 40 toneladas mensais de medicamentos para a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, o que envolve conferência, armazenagem, separação de itens, preparação e atendimento de pedidos, expedição e entrega nas UBS e hospital municipal de Contagem.
No Piauí, os Correios realizam a gestão do armazém da Secretaria de Saúde do Estado, além de fazer toda a atividade intralogística, que inclui recebimento dos produtos, movimentação da carga, separação de itens, preparação e atendimento de pedidos e expedição.
Foto: Divulgação