O secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, ressaltou a importância e relevância da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na comemoração do 2 de julho e defendeu a federalização da data durante a cerimônia enquanto participava dos festejos, no Largo da Lapinha, em Salvador, nesta terça-feira (2).
Monteiro ressaltou que este é o terceiro ano consecutivo que o presidente participa da comemoração, sendo o segundo como presidente da República, o que reforça a importância dessa data para o país. “A presença da mais alta autoridade do país na celebração do 2 de Julho, para além do simbolismo e do caráter popular, mostra que Lula tem essa sintonia com o povo baiano. É um reconhecimento da história da luta do povo baiano como parte da história oficial do Brasil”, afirmou.
O secretário explicou que a federalização da data é uma prioridade e que a Secretaria de Cultura está pronta para a colaboração com o governo federal afim de tornar o processo possível. “Nós temos feito um trabalho de resgate dessa história para que as atuais gerações se empoderem e conheçam as lutas de hoje em dia. Queremos fortalecer isso e vamos estar à disposição, junto ao Ministério da Cultura, ao Ministério da Educação e às instâncias necessárias, para que essa data seja federalizada. Acho que é uma dívida do país com a história do 2 de Julho”, afirmou Monteiro.
Bruno Monteiro ainda falou sobre os esforços para incluir a história do 2 de Julho nos currículos escolares em todo o país. A presença de Lula no evento e a defesa da federalização do 2 de Julho marcam um esforço contínuo para destacar a importância histórica da luta do povo baiano pela independência e a necessidade de seu reconhecimento em âmbito nacional.
FOTO: Jorge Jesus / bahia.ba