As bandas e fanfarras das escolas da rede estadual de ensino estão a todo vapor, realizando os últimos preparativos e ensaios para o Desfile Cívico do 2 de Julho, que marca as comemorações dos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia. Nesta sexta-feira (28), por exemplo, a Banda Marcial do Colégio Estadual Rubén Darío (BAMCERD), localizado no bairro San Martin, em Salvador, ensaiou na quadra da escola com os seus 120 integrantes.
A estudante Julia Eduarda Silva, 17, 3º ano, que participa da fanfarra há quatro anos, já está na expectativa para o desfile. “Estou muito animada para desfilar novamente, pois é uma mistura de sensações em ver as pessoas nos prestigiando nas ruas”, disse. Segundo o estudante Manoel Inácio Cerqueira, 18, 3º ano, um dos balizadores, participar da fanfarra mudou a sua vida. “Eu era uma pessoa muito tímida e, hoje, consigo me socializar melhor com as pessoas, me apresentar e falar em público. Além disso, passei a ter mais disciplina e foco na escola”, revelou.
Programação – Este ano, na capital baiana, desfilarão 13 escolas pela manhã e mais 13 no período da tarde, com cerca de 730 estudantes, de Salvador e da Região Metropolitana. No interior do Estado, haverá desfiles de 126 escolas em diferentes cidades. A concentração do desfile em Salvador, pela manhã, será às 7h, em frente ao Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves (antigo ICEIA), localizado no bairro do Barbalho. Já à tarde, a concentração será às 13h, subindo a Ladeira Revolta dos Malês (Antiga Ladeira da Praça).
Escolas participantes – Em Salvador, desfilarão pela manhã as seguintes escolas: Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe II; Colégio Estadual Professora Elisabeth Chaves Veloso; Colégio Estadual Noêmia Rêgo; Escola Estadual Professor Roberto Santos; Colégio Estadual Dinah Gonçalves; Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro; Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida; Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito; Centro Estadual Carneiro Ribeiro – Classe I; Colégio Estadual Duque de Caxias; Colégio Estadual Abílio César Borges, ambas de Salvador; Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire, de Dias D´Ávila; e Colégio Estadual Francisco Pereira Franco, de Lauro de Freitas.
Foto: Claudionor Junior/Divulgação