Desde a sua aquisição pelo Grupo Carrefour Brasil em 2022, o Sam’s Club tem se expandido de forma surpreendente. Na Bahia tem duas lojas, uma na região do hiper posto e no Bonocô e outra em Lauro de Freitas, inaugurada em 2023. E vem mais por aí, pois estão previstas nove novas lojas no Nordeste, cujos consumidores adoram o sistema.
Os sócios pagam R$ 75,00 por ano. Eram 682 mil em 2022 e já são 3 milhões agora em maio de 2024. Atualmente, 1,5 mil sócios novos se inscrevem por dia.
Do total s vendas, 25% são de itens importados, muitos com exclusividade, incluindo alguns vinhos. Exclusividade que também está presente no setor de vestuário do club, que tem parceria com marcas como Levi’s, Fila, Guess, Calvin Klein, Náutica, Carter’s e Umbro. Na parte alimentícia, a Friboi fornece para o Sam’s um produto específico, o Kit Semana. E tem outras grandes marcas como P&G, Unilever, Pepsico, Mondelez e Nestlé com tamanhos diferentes e eletrodomésticos.
A expansão da rede se reflete nos números positivos. A receita do clube de compras aumentou 79,4% entre 2023 e 2022, e o patamar de vendas saiu de R$ 3,5 bilhões para R$ 6,3 bilhões. O clube já tem participação de quase 6% no Carrefour. Cresceu 80% suas vendas em 2023, enquanto o Carrefour aumentou 6,9% em 2023 e cresceu muito mais que o setor supermercadista.
Nos próximo anos, serão investidos R$ 1,7 bilhão em novas lojas. Cerca de 40 hipermercados serão transformados em lojas Atacadão ou Sam’s Club entre 2024 e 2026.
Qual a diferença para as lojas Atacadão? Os largos corredores do Sam’s não têm congestionamento de carrinhos. Os clientes escolhem os produtos com mais calma e conforto e o sortimento é menor mas é focado no perfil do sócio. Com informações da Revista Distribuição.