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CERCA DE 45% DOS ESTUDANTES BRASILEIROS NÃO RECEBEM EDUCAÇÃO FINANCEIRA ADEQUADA

Matheus Souza - 27/06/2024 15:29

Segundo dados divulgados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) nesta quinta-feira (27), mais de 45% dos adolescentes brasileiros de 15 anos têm conhecimento em educação financeira abaixo do considerado adequado, segundo os resultados do Pisa, uma das principais avaliações internacionais de qualidade da educação básica.

Entre os 20 países que fizeram parte da avaliação, o Brasil ficou em 18º lugar, com desempenho semelhante ao do Peru, Costa Rica e Arábia Saudita.

Ainda que o Brasil tenha apresentado um dos desempenhos mais baixos, o relatório da OCDE destaca que o país avançou ao longo dos anos. Em 2015, quando uma avaliação semelhante foi aplicada, 53% dos estudantes brasileiros não tinham conhecimentos básicos sobre educação financeira.

O documento destaca que a melhora no desempenho é reflexo da inclusão da educação financeira no currículo escolar brasileiro. “No Brasil, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) inclui a educação financeira como tema transversal obrigatório, a ser integrado em outras disciplinas obrigatórias”, afirma.

O relatório também avalia que os países avaliados enfrentam um desafio em comum, dar apoio e condições para que os estudantes mais vulneráveis tenham condições de tomar decisões responsáveis economicamente.

“Os resultados mostram que os estudantes socioeconomicamente desfavorecidos estão nos níveis de menor desempenho, o que mostra ser imperioso adotar políticas para evitar o aumento das desigualdades”, diz o documento.

No Brasil, a diferença entre a média dos estudantes mais ricos e a dos mais pobres foi de 86 pontos. O relatório também mostra que as meninas brasileiras tiveram melhor desempenho que os meninos, com 5 pontos a mais na média.

Na média, os países membros da OCDE têm 17,9% dos estudantes dessa idade com desempenho abaixo do esperado. Nesse patamar, os jovens conseguem, na melhor das hipóteses, reconhecer a diferença entre necessidade e desejo de adquirir/consumir algo e tomar decisões simples sobre gastos diários.

O nível de conhecimento considerado adequado pelo Pisa é quando os estudantes conseguem fazer planos financeiros em contextos simples, como compreender as taxas de juros de um empréstimo ou interpretar corretamente documentos, como faturas de cartão ou um recibo de pagamento.

 

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