O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que Salvador está se consolidando como uma das cidades inteligentes do Brasil. Ele destacou os investimentos em tecnologia e inovação realizados nos últimos anos pela administração municipal, que têm posicionado a capital baiana como referência nesse campo. Durante um evento no Subúrbio Ferroviário, o prefeito autorizou a construção do Centro de Controle de Operações (CCO) e do Hub de Tecnologia, além de anunciar a conclusão da Infovia Salvador e a implementação de uma nuvem própria para o armazenamento de dados da administração municipal.
“Salvador caminha para se consolidar como uma das cidades mais inteligentes do Brasil. Não tem outra cidade no Brasil que tenha uma rede própria de 915 quilômetros. Nós somos a maior hoje do Brasil. Também temos agora nossa nuvem própria e teremos o Centro de Controle de Operações com essa dimensão, que só o Rio de Janeiro tem. E vamos para o nosso segundo Hub de Inovação em uma das áreas mais carentes da cidade, para possibilitar que os jovens do Subúrbio também e principalmente possam ter acesso aos empregos do presente e do futuro”, destacou o prefeito.
O CCO, conhecido como Observatório Inteligente de Salvador, reunirá todos os órgãos operacionais da Prefeitura em um único espaço. O Hub, localizado em um prédio de 5 mil metros quadrados junto ao centro, estimulará o desenvolvimento de novos talentos em tecnologia, especialmente no Subúrbio. O investimento total nos dois projetos será de R$120 milhões.
A integração dos diferentes órgãos em um único centro facilitará a formulação de políticas públicas mais eficientes, além de promover economia e eficiência na gestão, conforme explicou o prefeito.“Todos estarão trabalhando em conjunto e poderão tomar as decisões, especialmente nos momentos de crise, o que vai permitir que a gente tome decisões mais acertadas, que a gente possa fazer políticas públicas mais eficientes, fazendo com que os serviços cheguem efetivamente lá na ponta, onde as pessoas mais precisam”, disse.
(Tribuna da Bahia)
Foto: Valter Pontes/Secom PMS.