Na Bahia, existe a expectativa de que a BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, possa contribuir para transformar o estado em um polo de formação profissional em novas tecnologias para fabricação de carros elétricos e híbridos. Essa perspectiva é apontada por lideranças empresariais e políticas, quando se referem ao investimento total de cerca de R$ 5,5 bilhões que a companhia chinesa fará no município Camaçari, que vai abrigar o complexo industrial da marca, gerando mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.
Neste momento, a BYD dá os primeiros passos nesse sentido e começa a promover a troca de experiências entre brasileiros que trabalham na fábrica em fase de instalação em Camaçari, com os colegas que atuam na sede em Shenzhen, na China. Uma equipe local, formada por especialistas, engenheiros e líderes das áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento, vai passar três meses de intercâmbio na China.
Na interação no dia a dia com engenheiros e profissionais técnicos que cuidam dos projetos e da linha de produção dos carros elétricos da companhia, os colaboradores brasileiros vão conhecer o funcionamento de toda a cadeia de produção, e ao retornarem serão multiplicadores do que aprenderam.