sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

CARROS DA BYD VIRÃO DA CHINA EM KITS DESMONTADOS NO SISTEMA SDK. PRODUÇÃO LOCAL DE VEÍCULOS AINDA NÃO TEM DATA. VEJA AS ETAPAS

Redação - 26/06/2024 17:00 - Atualizado 27/06/2024

A fábrica de carros elétricos da BYD em Camaçari vai entrar em operação em 2025 utilizando a modalidade SKD, em que o veículo vem da China em kits integrados completos. Serão importados 26 kits completos de partes inteiras dos automóveis, que serão apenas acoplados na fábrica da Bahia.

O sistema SKD é como se fosse um lego e como as partes dos carros chegam prontas haverá redução de custos de transporte e não haverá  tarifas de importação. Em muitos casos, o motor, a transmissão, a suspensão e até as rodas já são enviados montados.

Esse sistema traz muito poucos benefícios para o estado e serão gerados poucos empregos. No entanto,  a BYD afirma que essa modalidade deve durar pouco e logo se entrará no sistema CKD, no qual o veículo é produzido na China, mas vem mais desmontado.

No CKD,  os veículos são desmontados em componentes individuais na China, antes do envio para o local de montagem final na Bahia. É uma linha de montagem um pouco mais complexa que a SKD que tem impacto restrito no mercado de mão-de-obra.

No sistema CKD há mais etapas  e com os componentes importados, o monobloco do veículo é armado, soldado, pintado e pode haver algum conteúdo nacional. No sistema SDK e mesmo no CKD dificilmente será possível gerar 10 mil empregos como promete a montadora.

Somente na etapa seguinte, ainda sem data ou cronograma,  é que a BYD vai começar a produzir totalmente o carro em Camaçari, com boa parte das peças produzidas nacionalmente. A produção local será necessária, pois a empresa chinesa pretende exportar seus carros para o Mercosul, onde os países exigem percentual de conteúdo nacional.

Imagem: Rafael Martins/UOL

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.