A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou uma diminuição no número de atendimentos a vítimas de queimaduras no São João de 2024, nas unidades estaduais de referência, comparado aos dados do ano passado.
Neste ano, houve 66 ocorrências, contra 71 em 2023, de acordo com informações do órgão. Portanto, um decréscimo de 7%. Os números são referentes aos atendimentos realizados entre 20 de junho até às 7h desta terça-feira, 25.
Tendo como referência o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, que é reconhecido por traumatologia, o número de atendimentos foi igual nos dois anos, 47. Cerca de metade dos pacientes foi oriunda do interior do estado.
O que chama atenção é que quase metade dos pacientes do HGE eram menores de 13 anos: 21 crianças, ou seja, 44,6%. No entanto, não houve pacientes graves. As ocorrências gravitaram entre explosões de bombas (32) e queimaduras diversas (15).
Interior
Já no interior do estado, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), no Recôncavo, recebeu a maior parte dos pacientes e também teve redução de atendimentos. Em 2024, foram 13 ocorrências, cinco a menos que no ano passado.
No Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, e no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), houve apenas dois atendimentos em cada, contra três, em cada, em 2023. Contudo, o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, que não registrou atendimentos em 2023, teve duas ocorrências neste ano.
Foto: Leonardo Rattes Saúde | GOVBA.