quarta, 03 de julho de 2024
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GOVERNO DO ESTADO ACERTA A COMPRA DE TRENS DO VLT ORIUNDOS DO MATO GROSSO

Hugo Leite - 20/06/2024 11:00 - Atualizado 20/06/2024

O governo da Bahia comprou, do Mato Grosso, 40 trens para a implantação no novo VLT de Salvador, que está em obras na região do Subúrbio Ferroviário, pelo valor de R$ 793,7 milhões, segundo informações oficiais da gestão estadual mato-grossense. Foram mais de 10 meses de negociações entres os estados na seara do Tribunal de Contas da União (TCU).

As parcelas serão pagas nos dias 31 de dezembro de 2024, 2025, 2026 e 2027, e estão previstas correções inflacionárias nos valores, com base no IPCA-E. O governo do Mato Grosso comprou o equipamento em 2012, por R$ 497 milhões, para utilizar em um projeto de VLT que não se concretizou. Esse valor gasto, se atualizad,o corresponde a cerca de R$ 973,2 milhões.

Os 40 trens são divididos em 280 vagões e, antes de chegarem a Salvador para a utilização no novo VLT da cidade, serão encaminhados para Hortolândia-SP, onde passarão por adequações, a pedido do governo baiano.

Os trens, que possuem uma vida útil de 30 anos, advindos do Mato Grosso sofreram uma depreciação de 30%, no período em que estiveram parados, de acordo com estudos requeridos pelo governo baiano. O material rodante valeria R$ 681,3 milhões nos dias atuais, com os valores devidamente corrigidos.

Para o governo baiano a aquisição representa uma economia de R$ 500 milhões, pois a compra de trens novos para o VLT junto à empresa espanhola CAF — a mesma que fabricou os vagões mato-grossenses — custaria pelo menos R$ 1,25 bilhão.

As obras do VLT de Salvador iniciaram na última sexta-feira, 14, a um custo de R$ 3,6 bilhões. Três empresas foram selecionadas, via processo licitatório, para realizar a implantação do novo modal de transporte. O primeiro trecho do VLT sairá da Estação Calçada, na Cidade Baixa, em direção à Ilha de São João, em Simões Filho. Um segundo traçado partirá do bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, até a Estação Águas Claras do metrô; de lá, partirá para o trecho final, que se encerra na orla de Piatã. Nesse percurso, serão 34 paradas, a maioria delas sem catracas de cobrança, com pagamento voluntário.

Foto: Divulgação.

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