Nesta quinta-feira (20), os motoristas que desejam fazer a travessia Salvador-Itaparica pelo ferry-boat estão enfrentando mais de quatro horas de fila. O terminal marítimo, localizado na São Joaquim, tem filas extensas, que congestionam o trânsito nas proximidades dos bairros da Calçado e do Largo dos Mares, na Cidade Baixa. Já em Bom Despacho, o fluxo é mais tranquilo, com 30 a 60 minutos de espera.
Apesar disso, o fluxo de embarque para pedestres não registra filas, em ambos os terminais. O serviço vai funcionar com saídas de hora em hora, das 5h às 23h30, de segunda a sábado, e das 06h às 23h30, domingos e feriados.
Segundo a Internacional Travessias Salvador (ITS), responsável pelo sistema, há previsão de viagens extras ao longo do dia, nos momentos de maior demanda, respeitando a disponibilidade dos barcos e os períodos de manutenção obrigatória, preventiva ou corretiva, que venham a ocorrer.
Ainda é aguardado um aumento de 5% em relação ao fluxo registrado no ano passado. Em 2023, foram transportados na data aproximadamente 234 mil pessoas e 35 mil veículos.
Devido ao alto fluxo de viagens durante o período festivo, os ferries Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Pinheiro e Maria Bethânia estarão à disposição a partir da quarta-feira (03).
Foto: Rodrigo Mantoan