Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Hospital Geral do Estado (HGE) registrou um aumento de 69% no número de pacientes com queimaduras durante o São João. Referência no tratamento de queimados, a unidade de saúde também apresentou aumento no número de ocorrências, saindo de 23 atendimentos no período de 2022 para 39 em 2023.
No São João de 2022, o Hospital Regional de Juazeiro registrou apenas oito ocorrências, e em 2023 o número caiu para três ocorrências. Já no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) foram registradas 12 ocorrências em 2023, o número caiu para sete ocorrências, representando uma queda de mais de 41% no número de atendimentos motivados por queimaduras.
Além do HGE de Salvador, a Bahia conta com outros dois centros de tratamento de queimados: o Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e do Oeste (HO), em Barreiras. Integrados a rede da Sesab, os hospitais receberão reforço nos plantões médicos, de enfermagem e administrativo também no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, e Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.
Outra iniciativa da pasta durante o São João serão as ações de prevenção e testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em Senhor do Bonfim, o estande atenderá de 19 a 23 de junho, enquanto que em Ibicuí será de 20 a 24 de junho e em Cachoeira de 21 a 25 de junho. Em Salvador, o posto montado no Parque de Exposições já realizou testes entre 13 e 15 deste mês e voltará a funcionar de 21 a 24 de junho e de 28 de junho a 2 de julho.
Foto: Prefeitura Municipal de Baepend